2.1.09

Vieira da Silva: Inéditos no CCB


(este ficava a matar no meu quarto....)

Correcção: não é no CCB é no Museu Berardo mas para efeitos georeferenciados é a mesma coisa.

Vieira da Silva vale sempre a pena. Desta vez saímos da sua casa no Jardim das Amoreiras e vamos ate Belém para a ver junto de um dos seus mentores, Torres-Garcia - Uruguaio.

Para os mais distraídos, fica esta pequena biografia retirada da Wikipédia.

A não perder, sem dúvida.

"A Intuição e a Estrutura - De Torres-Garcia a Vieira da Silva, 1929-1949

Vinte anos de trabalho. Vinte anos de proximidade. Para comemorar o centenário do nascimento da pintora portuguesa, propõe-se um confronto entre as obras de Vieira da Silva e de Joaquín Torres-García. Até 15 de Fevereiro no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.
O uruguaio Joaquín Torres-García (1874- 1949) foi um dos percursores do construtivismo na América Latina, e nome central na arte moderna do seu país natal. A exposição dá conta da proximidade do autor a Maria Helena Vieira da Silva, e pretende confrontar a obra de ambos. Os pintores conheceram-se em 1929, em casa de Pierre Chareau, e durante vinte anos estabeleceram uma relação que, hoje, se pretende mostrar e descobrir nas suas obras. Entre as peças apresentadas estão trabalhos inéditos de Vieira da Silva, produzidos no contexto de uma viagem da autora à Roménia, em 1930.

Uma co-produção com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), a exposição irá viajar em Fevereiro do próximo ano para Espanha."
PUBLICO

E não esquecer: é de graça (Ah g'anda Berardo pá !)

Sem comentários: