1.1.09

Pois, café

E para começar o ano em grande, recomendo o Pois Café em Alfama. Entrem neste espaço e saiam de Lisboa, logo a começar pela camaradagem com que estranhos partilham mesas (chocante) e pelo feeling tão... desarrumandamente civilizado que o espaço - misto de caos hippie com café nórdico em sala de abóbada de pedra à vista - cria. Parece mesmo que estamos na nossa sala. Ok, não na minha que nunca estaria tão desarrumada.

musicologo.blogspot.com

Adorei a "mesa Marraquexe" (cada uma tem um nome) que basicamente encaixa os visitantes sonolentos no que eu chamaria de prateleira acolchoada com direito a vista priveligiada para a sala e tabuleiro de pequeno-almoço-na-cama por cima dos joelhos.
Dá vontade de ficar a tarde toda só a ver o entra e sai, embora este já se dê com um certo reboliço que nos faz sentir um bocado mal por estarmos há 3 horas a comer bolachas espalhados no sofá...

A comida não é nada má, é sítio para boas sandes e pratos leves. A origem austríaca das donas (os funcionários também são importados) manifesta-se no Sacher Torte e em 4 tipos de Strudel incluindo o típico de maçã (ácido demais para o meu gosto) e também em versão mais robusta com legumes ou carne. Vendem bolachas caseiras de gengibre e outras coisas não muito portuguesas. Prima pela diferença, sem dúvida. Hoje têm um "Brunch da Ressaca" com tudo o que a alma poderia desejar para começar o ano de bandulho cheio. Exigem reserva no entanto.

miamired.wordpress.com

Vale pelo espaço. Com sala cheia na véspera de ano novo, o meu grupo de 3 era o único que falava português. Parece que os estrangeiros já conseguiram ver a Alfama que os Lisboetas insistem em ignorar.

Fica a ficha do LifeCooler

"Este espaço nasceu da graça que as proprietárias austríacas acharam à palavra "pois", que os portugueses não se cansam de dizer. Do antigo armazém de especiarias pouco restou a não ser o tecto altíssimo sustentado por três arcos de pedra. As mesas são inspiradas em cidades que lhe dão o nome. Desta forma, temos Buenos Aires, que é um recanto com sofás e mesinhas de apoio, as quais dão a sensação de estar em casa; Marraquexe, um divã alto aconchegado entre três paredes, com uma mesinha de levar o pequeno-almoço à cama no meio - é perfeita para o chá; Viena, de madeira trabalhada e a única com as cadeiras todas iguais, dá para as refeições (servem os pratos do dia, tostas, saladas e deliciosas sobremesas típicas da Áustria) ; as restantes designam-se de Sydney, Moscovo e Fiji. .

Este é o espaço ideal para refeições leves, ou simplesmente para passar um bom bocado, por entre a leitura de livros e revistas. Quem quiser pode levar um livro para casa, desde que traga outro para o seu lugar.

Tostas: Tosta Caprese (queijo mozarella, tomate, pesto e mangericão); Tosta Veggie (cogumelos, cenoura e courgette).
Saladas: Olympia (queijo Feta, tomate, azeitonas e cebola).
Tapas: Prato de fiambre e salame; Prato de queijo.
Brunchs (sábados e domingos); Pois, Brunch (café, chá ou cacau, pão, manteiga, mel ou marmelada, prato de queijo e fiambre); Brunch Vital (café, chá ou cacau, sumo, muesli, iogurte com frutas).
Sobremesas:Tarte de limão ou maracujá; Sachertorte (bolo de chocolate); Gugelhupf (espécie de bolo mármore); Apfelstrudel."

Sem comentários: